terça-feira, 10 de junho de 2008

Justificativa

A adolescência é considerada um dos períodos mais importantes, pois é uma fase do desenvolvimento humano, em que a criança se transforma em adulto, delimita o potencial de crescimento psicológico do ser humano. A adolescência caracteriza-se também por ser um período em que há maiores possibilidades dos adolescentes vivenciarem experiências novas e que, exatamente porque são novas, são atraentes. A adolescência é fase de descobertas e também de responsabilidades.
O stress, segundo Hans Selye, é qualquer adaptação requerida à pessoa. Ele é neutro e se torna positivo ou negativo de acordo com a percepção e interpretação que cada pessoa faz de um evento.
A adolescência é uma fase da vida muito complexa, repleta de crises, pois o cognitivo e o físico da pessoa estão amadurecendo. Nesta fase o adolescente está querendo provar para os amigos que é adulto bebendo muito nas festas, adquirindo o vício do tabaco, usando drogas, tendo relações sexuais cada vez mais cedo, muitas vezes sem uso de preservativos, não utilização e/ou utilização inadequada de anticoncepcionais, gravidez não planejada, entre outras atitudes. Essas situações são influências que podem causar forte stress. Uma pesquisa publicada pela associação Americana de Psicologia em dezembro de 2000 revela que adolescentes que fumam tem maior probabilidade de desenvolver sintomas depressivos do que seus amigos não fumantes.
O stress pode ser desencadeado por situações consideradas prazerosas, como se casar, ganhar dinheiro, passar no vestibular etc., assim como por situações desagradáveis como perder o emprego, não passar no vestibular, sofrer um acidente, doença ou morte de um membro da família, amigo, colega, divorcio/separação conjugal dos pais, mudança de casa. Como o adolescente passa por mudanças biológicas, sociais e psicológicas, ele pode ser afetado por stress. Estas situações possuem uma tendência de serem particularmente estressantes quando são: Imprevisíveis, Inevitáveis, Intensas, Desconhecidas, Significativas e Sem Escape.
A presença de stress pode influenciar no adolescente, pois qualquer mudança significativa deve ser equilibrada com a habilidade de lidar com ela, assim como com o momento em que ela ocorra. Muitas mudanças ao mesmo tempo e ocorridas muito rapidamente podem freqüentemente ser uma grande causa de stress.

Nenhum comentário: