sexta-feira, 27 de junho de 2008

Introdução

Etimologicamente, a palavra adolescência significa crescer e define o período da vida humana que se inicia, justamente, por grande surto de crescimento com características próprias, sobretudo quanto as proporções. Enquanto crescendo ele está se transformando continuamente, vai mostrando aspectos físicos e mentais que lhe são peculiares, pois a maneira por que se transforma é estritamente pessoal, embora evoluindo de acordo com princípios biológicos gerais, cada homem apresenta características próprias em seu desenvolvimento físico e mental.
"Adolescência é um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais inter-relacionadas" (Papalia, Diane E.; Olds, Sally W. e Feldman, Ruth D.). Sendo assim é um período de crises onde o individuo está em busca de uma identidade e ao mesmo tempo nega a infância. O adolescente passa por vários crescimentos, seu corpo está em constantes mudanças devido a puberdade, a visão sobre as coisas mudam e há também um crescimento super considerável de autonomia auto-estima e intimidade o que pode ser ao mesmo tempo interessante e perigoso, pois o adolescente pode ter dificuldades com essas mudanças. E estas dificuldades podem gerar o stress.
"O stress é uma doença de adaptação ao meio, em que o indivíduo, em função das estimulações, excitações e agressões externas, acaba produzindo uma escalada progressiva na defesa de seu organismo" (Bibliomed 2007). O stress pode ser até benéfico no desempenho, pois estimula a atenção nas tarefas e a prontidão nas contrações musculares. Este fator é um constante gerador de esforço muito grande, que leva ao stress. A presença de stress pode influenciar no adolescente, pois qualquer mudança significativa deve ser equilibrada com a habilidade de lidar com ela, assim como com o momento em que ela ocorra. Muitas mudanças ao mesmo tempo e ocorridas muito rapidamente podem freqüentemente ser uma grande causa de stress.

Nenhum comentário: