sexta-feira, 27 de junho de 2008

Discussão dos dados

De acordo com os questionários que foram aplicados em adolescentes foi possível observar que em geral eles consideram esta fase como sendo uma fase de grandes mudanças, novas descobertas e é uma fase em que eles possuem vários amigos e se divertem muito, por outro lado nesta fase eles se sentem pressionados pelos pais, pois estes cobram muito deles.
É neste período que ocorre a transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta, o que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais inter-relacionadas.
Nesta fase o adolescente possui uma necessidade de viver em "bando", pois este é o meio que ele encontra para sua identificação, onde ele se sente protegido e possui um papel social.
Ao questionar os adolescentes sobre o stress, que é o tema de nossa pesquisa, foi possível observar que os mesmos se sentem estressados quando surgem conflitos familiares, quando se sentem pressionados por seus pais e são obrigados a cumprir suas responsabilidades, relataram também que possuem grande dificuldade em aceitar críticas. Mas observamos que nem todos adolescentes se sentem desta forma, alguns responderam que não sentem estressados em nenhum momento de sua vida.
"O stress é uma doença de adaptação ao meio, em que o indivíduo, em função das estimulações, excitações e agressões externas, acaba produzindo uma escalada progressiva na defesa de seu organismo" (Bibliomed 2007).
A presença do stress pode influenciar no adolescente, pois qualquer mudança significativa deve ser equilibrada com a habilidade de lidar com ela, assim como com o momento em que ela ocorra. Muitas mudanças ao mesmo tempo e ocorridas muito rapidamente podem frequentemente ser uma grande causa de stress.

Nenhum comentário: