sexta-feira, 27 de junho de 2008

Resumo

Etimologicamente, a palavra adolescência significa crescer e define o período da vida humana que se inicia, justamente, por grande surto de crescimento com características próprias, sobretudo quanto as proporções. "Adolescência é um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais inter-relacionadas" (Papalia, Diane E.; Olds, Sally W. e Feldman, Ruth D.). "O stress é uma doença de adaptação ao meio, em que o indivíduo, em função das estimulações, excitações e agressões externas, acaba produzindo uma escalada progressiva na defesa de seu organismo" (Bibliomed 2007). O stress pode ser até benéfico no desempenho, pois estimula a atenção nas tarefas e a prontidão nas contrações musculares. Este fator é um constante gerador de esforço muito grande, que leva ao stress. Muitas mudanças ao mesmo tempo e ocorridas muito rapidamente podem freqüentemente ser uma grande causa de stress.

Introdução

Etimologicamente, a palavra adolescência significa crescer e define o período da vida humana que se inicia, justamente, por grande surto de crescimento com características próprias, sobretudo quanto as proporções. Enquanto crescendo ele está se transformando continuamente, vai mostrando aspectos físicos e mentais que lhe são peculiares, pois a maneira por que se transforma é estritamente pessoal, embora evoluindo de acordo com princípios biológicos gerais, cada homem apresenta características próprias em seu desenvolvimento físico e mental.
"Adolescência é um período de transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais inter-relacionadas" (Papalia, Diane E.; Olds, Sally W. e Feldman, Ruth D.). Sendo assim é um período de crises onde o individuo está em busca de uma identidade e ao mesmo tempo nega a infância. O adolescente passa por vários crescimentos, seu corpo está em constantes mudanças devido a puberdade, a visão sobre as coisas mudam e há também um crescimento super considerável de autonomia auto-estima e intimidade o que pode ser ao mesmo tempo interessante e perigoso, pois o adolescente pode ter dificuldades com essas mudanças. E estas dificuldades podem gerar o stress.
"O stress é uma doença de adaptação ao meio, em que o indivíduo, em função das estimulações, excitações e agressões externas, acaba produzindo uma escalada progressiva na defesa de seu organismo" (Bibliomed 2007). O stress pode ser até benéfico no desempenho, pois estimula a atenção nas tarefas e a prontidão nas contrações musculares. Este fator é um constante gerador de esforço muito grande, que leva ao stress. A presença de stress pode influenciar no adolescente, pois qualquer mudança significativa deve ser equilibrada com a habilidade de lidar com ela, assim como com o momento em que ela ocorra. Muitas mudanças ao mesmo tempo e ocorridas muito rapidamente podem freqüentemente ser uma grande causa de stress.

Metodologia

Para a realizção dessa pesquisa foi utilizado uma entrevista semi-estruturada constituída de quatro questões abertas, nem todas as perguntas elaboradas foram utilizadas, durante a realização da entrevista, introduzimos outras questões que surgirem de acordo com o desenvolver da entrevista mantendo o foco. A aplicação da entrevista foi em ambiente adequado e sem interrupções. O questionario foi aplicados em seis adolescentes com faixa etaria entre quatorze a desessete. Sendo dentre eles cinco do sexo feminino e um do sexo masculino, e todos estudam em escola publica.

Discussão dos dados

De acordo com os questionários que foram aplicados em adolescentes foi possível observar que em geral eles consideram esta fase como sendo uma fase de grandes mudanças, novas descobertas e é uma fase em que eles possuem vários amigos e se divertem muito, por outro lado nesta fase eles se sentem pressionados pelos pais, pois estes cobram muito deles.
É neste período que ocorre a transição no desenvolvimento entre a infância e a idade adulta, o que envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais inter-relacionadas.
Nesta fase o adolescente possui uma necessidade de viver em "bando", pois este é o meio que ele encontra para sua identificação, onde ele se sente protegido e possui um papel social.
Ao questionar os adolescentes sobre o stress, que é o tema de nossa pesquisa, foi possível observar que os mesmos se sentem estressados quando surgem conflitos familiares, quando se sentem pressionados por seus pais e são obrigados a cumprir suas responsabilidades, relataram também que possuem grande dificuldade em aceitar críticas. Mas observamos que nem todos adolescentes se sentem desta forma, alguns responderam que não sentem estressados em nenhum momento de sua vida.
"O stress é uma doença de adaptação ao meio, em que o indivíduo, em função das estimulações, excitações e agressões externas, acaba produzindo uma escalada progressiva na defesa de seu organismo" (Bibliomed 2007).
A presença do stress pode influenciar no adolescente, pois qualquer mudança significativa deve ser equilibrada com a habilidade de lidar com ela, assim como com o momento em que ela ocorra. Muitas mudanças ao mesmo tempo e ocorridas muito rapidamente podem frequentemente ser uma grande causa de stress.

Considerações finais

A adolescência é um dos períodos mais importantes da vida do indivíduo, é nela que a criança se transforma em adulto, delimitando seu potencial psicológico, físico e social. Na evolução da infância para a fase adulta, o indivíduo atravessa muitos estágios, devido ao crescimento acelerado de seu corpo acompanhado pelo funcionamento vigoroso dos sistemas endócrino e nervoso. O stress é uma doença de adaptação ao meio, em que o indivíduo, em função das estimulações, excitações e agressões externas, acaba produzindo uma escalada progressiva na defesa de seu organismo. No início é só um aumento do alerta geral, estimulando o sistema vegetativo e o cérebro para se defenderem. E o stress pode ser até benéfico no desempenho, pois estimula a atenção nas tarefas e a prontidão nas contrações musculares. Este fator é um constante gerador de esforço muito grande, que leva ao stress. Devido às mudanças drásticas que estão ocorrendo em diversos setores da sociedade, os casos de stress na adolescencia são quase comparáveis a média registrada entre os adultos.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Tema geral

Adolescência

Problemática

Em quase todas as sociedades a adolescência aparece claramente destacada da infância e da maturidade adulta, caracterizada por um período de muitas transformações, tanto de ordem física, quanto psicológica. É um período de emoções intensas, que marca o aparecimento secundário de sua sexualidade. A preocupação com o presente, a ansiedade em antecipar o futuro, a pressão psicológica da escolha profissional, a procura em satisfazer as expectativas dos adultos, representam para o adolescente uma forte pressão emocional. A pressão dos exames escolares, a intimidação por parte dos colegas, a necessidade de auto-afirmação são fatores que também contribuem para desencadear o estresse.

Título da pesquisa

Stress na adolescência

Objetivo específico

Como se desenvolve o stress na adolescência.

Hipótese

A fase da adolescência pode desencadear o stress?

Levantamento das questões básicas da pesquisa

  • Como se desenvolve o stress na adolescência?
  • O que é o stress?
  • O que é adolescência?
  • Como o adolescente vê o stress?

Justificativa

A adolescência é considerada um dos períodos mais importantes, pois é uma fase do desenvolvimento humano, em que a criança se transforma em adulto, delimita o potencial de crescimento psicológico do ser humano. A adolescência caracteriza-se também por ser um período em que há maiores possibilidades dos adolescentes vivenciarem experiências novas e que, exatamente porque são novas, são atraentes. A adolescência é fase de descobertas e também de responsabilidades.
O stress, segundo Hans Selye, é qualquer adaptação requerida à pessoa. Ele é neutro e se torna positivo ou negativo de acordo com a percepção e interpretação que cada pessoa faz de um evento.
A adolescência é uma fase da vida muito complexa, repleta de crises, pois o cognitivo e o físico da pessoa estão amadurecendo. Nesta fase o adolescente está querendo provar para os amigos que é adulto bebendo muito nas festas, adquirindo o vício do tabaco, usando drogas, tendo relações sexuais cada vez mais cedo, muitas vezes sem uso de preservativos, não utilização e/ou utilização inadequada de anticoncepcionais, gravidez não planejada, entre outras atitudes. Essas situações são influências que podem causar forte stress. Uma pesquisa publicada pela associação Americana de Psicologia em dezembro de 2000 revela que adolescentes que fumam tem maior probabilidade de desenvolver sintomas depressivos do que seus amigos não fumantes.
O stress pode ser desencadeado por situações consideradas prazerosas, como se casar, ganhar dinheiro, passar no vestibular etc., assim como por situações desagradáveis como perder o emprego, não passar no vestibular, sofrer um acidente, doença ou morte de um membro da família, amigo, colega, divorcio/separação conjugal dos pais, mudança de casa. Como o adolescente passa por mudanças biológicas, sociais e psicológicas, ele pode ser afetado por stress. Estas situações possuem uma tendência de serem particularmente estressantes quando são: Imprevisíveis, Inevitáveis, Intensas, Desconhecidas, Significativas e Sem Escape.
A presença de stress pode influenciar no adolescente, pois qualquer mudança significativa deve ser equilibrada com a habilidade de lidar com ela, assim como com o momento em que ela ocorra. Muitas mudanças ao mesmo tempo e ocorridas muito rapidamente podem freqüentemente ser uma grande causa de stress.

Metodologia

Metodologia

O instrumento utilizado será uma entrevista semi-estruturada constituída de quatro questões abertas, nem todas as perguntas elaboradas são utilizadas, durante a realização da entrevista, podendo introduzir outras questões que surgirem de acordo com o desenvolver da entrevista mantendo o foco.

Questionário

Como é ser adolescente?
Você se sente pressionado?
O que é o stress pra você?
O que te deixa stressado?